Algoritmos Híbridos para Otimização do Transporte Aéreo em Regiões Remotas

A Heuristic Approach to Enhancing Efficiency in Supplying Amazonian Border Platoons

Autores

  • Mario Viscardi Filho Força Aérea Brasileira
  • Sergio Rebouças Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) https://orcid.org/0000-0002-6876-9284
  • Angelo Pássaro Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

DOI:

https://doi.org/10.55972/spectrum.v25i1.404

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Otimização, Problemas de Empacotamento, Modelo Exato e Heurístico

Resumo

Para manter a soberania do Brasil na Amazônia, o Exército Brasileiro mantém Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) em locais remotos, cujo abastecimento de materiais básicos é realizado principalmente pelo modal aéreo, com apoio da Força Aérea Brasileira. Utilizando os conceitos dos Problemas de Empacotamento da Pesquisa Operacional, o trabalho apresenta uma proposta para aumentar a eficiência das operações de suporte aos PEFs por meio de um modelo matemático para o carregamento das aeronaves nas viagens. O modelo proposto demonstrou uma redução significativa no número de viagens necessárias, otimizando a distribuição de carga e o tempo de operação. O estudo destaca a eficiência alcançada com a aplicação de um processo, considerando a utilização de um modelo de otimização exata e um algoritmo híbrido de alto desempenho, em um estudo de caso aplicado para os PEFs de Surucucu e Auaris, contribuindo para a redução de custos operacionais.

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Publicado

22.10.2024

Como Citar

[1]
M. Viscardi Filho, S. Rebouças, e A. Pássaro, “Algoritmos Híbridos para Otimização do Transporte Aéreo em Regiões Remotas: A Heuristic Approach to Enhancing Efficiency in Supplying Amazonian Border Platoons”, Spectrum, vol. 25, nº 1, p. 18–23, out. 2024.

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