Modelagem de dimensionamento de esforço aéreo da instrução básica de cadetes
DOI:
https://doi.org/10.55972/spectrum.v21i1.72Palavras-chave:
PO em aviação, simulação, modelagem de incertezas, previsão, sistemas de apoio à decisãoResumo
O dimensionamento de esforço aéreo demandado para o treinamento de pilotos de aeronaves é um problema vivenciado anualmente pelas empresas desse setor, tanto na área civil quanto militar. A mobilização de recursos humanos e materiais necessários para suportar diretamente a atividade aérea constitui o principal fator de impacto na gestão financeira. Os contratos de suporte logístico e operacional são firmados com base nesse planejamento e o erro implica consequências negativas, financeiras e administrativas, significativas. O planejamento, quando realizado de forma empírica, dificulta a transparência e entendimento pleno dos fatores considerados durante a análise, além de consumir elevado valor de homem/hora. Este artigo descreve um método para o planejamento e dimensionamento de esforço aéreo necessário para o treinamento de pilotos, na fase de formação básica. O método proposto consiste em simulação através de modelagem matemática de previsão, envolvendo as ordens de instrução e as restrições operacionais existentes, no intuito de obter previsões precisas no dimensionamento de esforço aéreo. O modelo foi validado através do confronto do resultado com o esforço aéreo real, consumido no período de um ano.
Referências
D. Schulte, “Estimating Maintenance Reserves,” Boeing Aero, Seattle, WA, pp. 4–11, 2013.
W. L. Winston, Operations Research: Applications and Algorithms, 4th ed. Toronto: Brooks/Cole, 2004.
F. S. Hillier and G. J. Lieberman, Introduction To Operations Research, 9th ed. New York, NY: McGraw-Hill, 2010.
M. Bazaraa, J. J. Jarvis, and H. D. Sherali, Linear Programming and Network Flows, 4th ed. New York, NY: John Wiley & Sons, Inc., 1977.
M. Bazargan, Airline Operations and Scheduling, 2nd ed. Surrey: as, 2010.
P. Belobaba, A. Odoni, and C. Barnhart, The Global Airline Industry, 1st ed. Chichester, UK: John Wiley & Sons, Ltd, 2009.
J. Banks and Wiley InterScience, Handbook of simulation : principles, methodology, advances, applications, and practice. Wiley, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Talita Alessandra da Silva, Sergio Rebouças
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.