Simulação de Antena Radar em Enlaces Analógicos a Fibra Óptica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55972/spectrum.v24i1.398

Palavras-chave:

Radar emulador, Receptor de guerra eletrônica, Ameaça radar

Resumo

Sistemas de emulação de sinais radar têm sido utilizados pela Força Aérea Brasileira com a finalidade de testar receptores de guerra eletrônica embarcados. Dentre os diversos parâmetros radar simulados por esses sistemas, o tipo de varredura e diagrama de radiação da antena radar é uma importante funcionalidade a ser considerada, geralmente implementada por meio de atenuadores variáveis instalados na saída de radiofrequência (RF). Este trabalho apresenta uma nova técnica de simulação das características da antena radar, implementada através da variação do ganho de potência de um enlace analógico a fibra óptica, controlado por meio de um Instrumento Virtual (VI) construído em LabVIEW. O enlace a fibra óptica é utilizado com o objetivo de transmitir os sinais de RF emulados para uma antena remota. A comprovação desta técnica é realizada por meio de formulação teórica e uma demonstração experimental.

Referências

COUTINHO, O. L., MARTINS, C. S., IVO, F. S., ALMEIDA, V. R., OLIVEIRA, J. E. B. “Transmissão em Fibra Óptica de Sinais Radar Gerados pelo Simulador de Ameaças TS100+Excalibur”. XII SIGE, São José dos Campos, SP, 2008.

NERI, F. “Eletronic Defense Systems”. 2. ed. USA: Artech House, Inc. , 2001.

AGILENT TECNOLOGIES, “Electronic Warfare and Radar Applications”, 2011.

STIMSON, G. W. “Introduction to Airbone Radar”. 2. ed. Raigh: Scitech, 1998.

COUTINHO, O. L., ALMEIDA, V. R., MARTINS, C. S., OLIVEIRA, J. E. B. “Aplicação de Enlaces Analógicos para Transmissão de Sinais Radar”. XII Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), Florianópolis, 2008.

COUTINHO, O. L. “Fotônica em Sistemas de RF/Microondas para Transmissão e Processamento de Sinais”. Monografia, ITA, São José dos Campos, 2009.

Downloads

Publicado

22.09.2023

Como Citar

[1]
F. Streitenberger Ivo, W. Ney do Amaral Pereira, e O. Lucchini Coutinho, “Simulação de Antena Radar em Enlaces Analógicos a Fibra Óptica”, Spectrum, vol. 24, nº 1, p. 44–48, set. 2023.

Edição

Seção

Guerra Eletrônica e Sensoriamento Remoto

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)