Logística Humanitária e Gerenciamento de Desastres
A logística humanitária e a gestão de catástrofes tratam de desasatres naturais (tais como terremotos, tsunamis, furacões, tornados, explosões de nuvens, inundações, deslizamentos de terras, secas e fome) e desastres provocadas pelo homem (tais como fugas químicas, explosões em larga escala, ataques terroristas, crises de refugiados e situações de guerra) ou uma combinação de vários desastres, que podem ocorrer simultaneamente.
Em tais situações, a eficiência das operações de ajuda humanitária e gerenciamento de desastres depende, em grande medida, da logística humanitária. Por vezes, o impacto adverso da catástrofe pode ser tão grande que o governo e todos os outros grupos interessados podem ser sobrepujados pela dimensão da catástrofe e as operações de assistência e resposta humanitária podem ser fracas e ineficazes. Portanto, é importante que as diferentes partes interessadas compreendam os seus papéis na assistência humanitária e resposta de emergências e tomem as medidas apropriadas para responder eficazmente para reduzir o impacto adverso da catástrofe na comunidade afetada.
Esta área de investigação procura aplicações para a gestão eficaz de uma catástrofe na fase de preparação(antes da catástrofe) e resposta (imediatamente após uma catástrofe), especialmente no contexto da necessidade de desenvolver sistemas logísticos humanitários maduros e robustos e a gestão da cadeia de abastecimento de ajuda humanitária.
Sahay B.S., Menon N.V.C., Gupta S. (2016). Humanitarian Logistics and Disaster Management, Springer.